FOTO 1
Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1929)
A fotografia nos dá uma visão parcial da praça Nossa Senhora do Carmo, com a igreja matriz ao fundo. A imagem também revela a segunda reforma que a igreja matriz passou nos anos de 1929
FOTO 2
Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1929)
Vista parcial da praça Nossa Senhora do Carmo, com a entrada principal da igreja matriz ao fundo.
FOTO 3
Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1929)
Visão parcial da praça e da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.
FOTO 4
Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1929)
A imagem revela a parte de trás da igreja, uma parte do jardim e a rua Doutor Veiga Lima, com diversos casarões.
Muito interessante a rua que é coberta por paralelepípedos e os postes de iluminação
FOTO 5
Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1929)
A fotografia revela a parte de trás da igreja. Curioso que antes, havia uma escada e uma porta ao fundo para a entrada da sacristia utilizada pelo padre. Hoje não temos mais a escada nem a porta.
FOTO 6
Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1929)
A fotografia mostra a parte lateral da igreja matriz sendo reformada.
FOTO 7
Altar da Igreja matriz Nossa Senhora do Carmo (1990)
A foto mostra uma pintura que enfeitava o altar da igreja em 1990. A fotografia revela que, em torno da imagem da padroeira do município, havia uma pintura de diversos anjos. A pintura, curiosamente, apresenta um anjo negro que, em determinado momento, foi apagado.
FOTO 8
Rua doutor Veiga Lima (1972)
A foto mostra uma vista da praça em frente à rua Doutor Veiga Lima. A calçada, a rua e os casarões antigos são interessantes. O asfalto foi algo que não deveria ser feito, pelo menos, em volta da praça, pois assim preservaria a história da cidade
FOTO 9
Antiga fonte da praça matriz Nossa Senhora do Carmo (1972)
A foto mostra a antiga fonte que antes enfeitava a praça, mas agora não existe mais.
A retirada da fonte da praça foi uma alteração em algo que deveria ser considerado patrimônio histórico da cidade.
A fonte não deveria ser destruída. Ela poderia ser utilizada como ponto turístico ou histórico. A praça da igreja matriz seria mais bonita com a fonte. Enfim, a retirada da fonte foi uma alteração em algo que era para ser histórico na cidade. (Estudante do 3º ano EMTI Agronegócio)
FOTO 10
Igreja matriz Nossa Senhora do Carmo (1929)
A foto mostra a parte frontal da igreja matriz. A segunda reforma ocorreu no ano de 1929.
FOTO 11
Casarões situados na rua Dom Inocêncio
A imagem nos mostra antigos casarões situados na rua Dom Inocêncio. O casarão amarelo já não existe mais.
Os casarões não deveriam ser demolidos, por serem patrimônios do município. Eles mostram a história da cidade. Esses casarões poderiam ser restaurados. Demolindo os casarões antigos, acaba com a história de nossa cidade. (Estudante do 3º ano EMTI Agronegócio)
FOTO 12
Antiga estação ferroviária
Antiga estação ferroviária, situada no Bairro da estação em Carmo da Cachoeira
FOTO 13
FOTO 14
Procissão da Cruz - 1953
(Foto em frente ao armazém do Jarba).
Comandada pelo Pe Virgílio, o pároco da época, religiosos levaram a cruz para o alto do Cruzeiro. A cruz da fotografia, de madeira durou até o ano de 1959. Após, foi substituída pela atual, de cimento, construída pelos trabalhadores da rodovia Fernão Dias.
FOTO 15
Sexta Feira Santa
Deixamos essas imagens de um dos ritos tradicionais da fé cristã.
FOTOS 16
Imagens da Fazenda Cobiça, localizada no município de Carmo da Cachoeira-MG, onde, segundo relatos e vestígios do passado, havia escravos
Essa é a foto de uma janela de madeira que separa os porões. Na fazenda Cobiça, havia 3 porões onde os escravos viviam em senzalas.
Local onde os escravos eram colocados, conhecido como senzala, que está localizada no porão da fazenda Cobiça, localizada no município de Carmo da Cachoeira.
A fazenda Cobiça é considerada um lugar assombrado e muito pesado. Antigamente, era comum ouvir correntes e passos à noite. Dessa forma, para equilibrar e amenizar a região, foi colocada uma cruz na Cobiça e em outros quatro locais para amenizar a situação: Fazenda Gordura, Fazenda Rogério, Fazenda Saquarema e Fazenda Pedra Negra.
Acima podemos observar uma das cruzes localizada nas imediações da Fazenda Cobiça.
Corrente utilizada para prender escravos
No porão da Fazenda Cobiça havia algemas e correntes para prender os escravos, porque na fazenda era muito usada a mão de obra escrava.
Vídeo correspondente à visita que o aluno Gabriel Kewin Silva dos Santos realizou na Fazenda Cobiça. O vídeo apresenta parte da senzala situada no porão da Fazenda Cobiça. Maio de 2024
Esta outra imagem, acredito, seja um pedaço de um carro de boi, que já foi muito usado pelas pessoas no passado. Este pedaço de carro de boi está localizado no porão da fazenda Cobiça.
Antiga campainha e lâmpada utilizadas antigamente na Fazenda
Na parte alta da construção podemos observar o mês/ano (julho/1928) em que o secador de café foi construído na Fazenda Cobiça.
Gabriel Kewin Silva dos Santos (Aluno do 3º ano EMTI Agronegócio 2024)
João Vitor Avelino (Aluno do 2º ano EMTI Logística 2024)
FOTOS 17
Segundo a história que o povo conta, este boi era bastante bravo e, por isso, foi morto a tiros. Hoje está empalhado e está exposto na parede da área da cozinha da Fazenda Retiro do Mato, localizada no município de Carmo da Cachoeira.
Pintura feita à mão, encontrada no porão da Fazenda Retiro do Mato. A pintura é sempre renovada. Isso ocorre desde a primeira pintura da sede em 1998.
Antigo porão da Fazenda Retiro do Mato em Carmo da Cachoeira, onde escravos viviam no passado.
Marina Aparecida Souza Santos ( Aluna do 3º ano EMTI Agronegócio 2024)
FOTOS 18
Antigo altar de madeira da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo
Antiga casa Paroquial de Carmo da Cachoeira
Thays Maria da Silva Teófilo (Aluno do 3º ano EMTI Agronegócio 2024)
FOTO 19
Antigo Cemitério dos Escravos
É um local que tem uma certa força mística, devido à separação das pessoas de cor. É alvo de muitos rituais religiosos.
Gabriele Estefani Leopoldino (Aluna do 2º ano EMTI Logística 2024)
FOTOS 20
Rua Gabriel Justiniano dos Reis situada no bairro Praça de Esportes por volta do ano de 2007
Era notável a pequena quantidade de moradias e também a inexistência de asfaltamento.
Rua Gabriel Justiniano dos Reis situada no bairro Praça de Esportes ano de 2024
A mesma rua 17 anos depois, no ano de 2024, onde é perceptível a evolução do município e do bairro. Houve algumas melhorias, mas muita coisa ainda deverá ser feita para o bem-estar das pessoas que ali residem.
Lavínia Souza de Paula
FOTOS 21
Ao observar a primeira imagem, é possível notar que se trata do Cambuci de alguns anos atrás, com poucas residências e poucas pessoas. A fotografia mostra o Cambuci atual, e é possível notar uma grande diferença, pois há mais casas, mais pessoas, etc. O local onde a foto foi tirada é a casa da minha avó, Maria Aparecida da Silva, que ainda mora no mesmo local.
Kaik Francisco Silva Buril (Aluno do 3º ano EMTI Agronegócio 2024)
FOTOS 22
Abaixo apresentamos imagens que fazem referência à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Nota-se que a Igreja Matriz já passou por inúmeras modificações.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo: antes e depois da reforma final
Antes e depois de algumas modificações no altar da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.
Vitória Emanuele Silva Ribeiro (Aluna do 3º ano EMTI Agronegócio 2024)
FOTOS 23
Um dos primeiros times de futebol de Carmo da Cachoeira, o tão amado tabajara. Esse time de futebol até hoje atua em nossa cidade, sendo querido por todo o povo carmo-cachoeirense. O Clube de Futebol Tabajara possui muitas histórias. Lembra-se que todos os domingos os moradores de Carmo da Cachoeira iam para o Campo Tabajara assistir aos jogos.
Jogo realizado em Carmo da Cachoeira, com o time da nossa cidade, contra a grande equipe do Cruzeiro, no campo Tabajara. Um momento que ficou registrado em nossa história e certamente permanecerá para sempre. São histórias que devem ser recordadas e transmitidas por gerações e gerações, de avós para os netos e, atualmente, de pais para filhos.
Faixa dos anos 2000, quando a equipe do Tabajara foi campeã da Copa Record Juniores. Faixa histórica que fica guardada com muito amor e carinho, com belas lembranças. Um título de campeão que, até hoje, não teve outro.
Outra equipe do Tabajara foi em 1974, no campeonato de futebol sul-mineiro. A foto mostra todos os jogadores e seus nomes. São verdadeiras lendas, pessoas que ficaram para sempre em nossas histórias. Eles representaram nossa cidade em toda a região. Muitos falam do time Tabajara até hoje.
Mateus Rezende Naves (Aluno do 2º ano EMTI Logística 2024).
FOTOS 24
O casarão situado na Rua do Inocêncio, Centro de Carmo da Cachoeira
Seu ano de construção aproximadamente foi por volta de 1860 e 1880.Os materiais utilizados na construção foram: pau a pique, paredes feitas de ripas ou varas entrelaçadas e revestidas por barro; taipa, taipa de mão, taipa de sopapo, taipa de sebe. A casa era menor e depois foi ampliada. Foi em sua maior parte residida sempre pela família Mendes Oliveira, que ainda hoje, é contemplada com moradores descendentes... no entanto, antes disso, houve habitantes que não se sabe informações precisas sobre eles. Enfim, essas foram informações obtidas em uma entrevista concedida por Renan José Santana, residente na casa, no dia 08/05/24.
Abaixo podemos apreciar a parte interna do casarão.
A imagem abaixo faz referência ao material usado para construir a casa (pau a pique)
Família que residiu no casarão na década de 10
Entrevista realizada pela aluna Gabriela Albino Moreira (2º ano EMTI Logística 2024)
FOTOS 25
Pesquisa realizada pela aluna Maria Eduarda Feliciano Fernandes (Aluna do 2º ano EMTI Logística 2024)
FOTOS 26
Fazenda do Rapa
Fazenda criada há mais de 100 anos, com muitos itens antigos. Foi passada de geração em geração. No momento, está com um dos filhos dos criadores, Carlos Greco Gasola. Está localizado às margens da Br 381, logo após a Praça de Pedágio de Carmo da Cachoeira.
A Fazenda do Rapa também possui um rancho com mais de 80 anos.
Máquina de silagem com mais de 70 anos.
Acima podemos observar várias fotos do Secador de café com mais de 70 anos.
Fogão Antigo ainda em uso na Fazenda do Rapa. Este fogão possui mais de 50 anos.
Geladeira antiga, com mais de 60 anos.
Eduardo Egídio de Lima (Aluno segundo ano EMTI Logística 2024)
FOTOS 27
.png)
Maria Antonietta de Rezende compôs a letra do Hino à Carmo da Cachoeira. Durante muito tempo foi professora de Língua Portuguesa na E. E. Professor "Wanderley Ferreira de Rezende".
A imagem retrata a antiga fonte luminosa que adornava a praça do Carmo. A outra imagem representa um dos momentos religiosos da comunidade carmo-cachoeirense.
Algumas imagens dos times de futebol de Carmo da Cachoeira.
As fotos acima referem-se à Fazenda Moendas. A fazenda se destaca na produção agropecuária.
.png)
.png)
A foto apresenta a fachada do Clube Tabajara. Na parte inferior durante muito tempo funcionou alguns bares e até mesmo a antiga rodoviária de Carmo da Cachoeira.
.png)
Material garimpado pelos alunos do 2º ano EMTI Informática 2024
Sophia Victoria Veiga Maciel
Luiz Henrique Oliveira Guardia dos Reis
Maria Eduarda Almeida Olímpio
Alice Maria Toledo Batista
Raphael Rufino da Costa
Herike Alexandre Paulino Pereira
FOTO 28
Essa foto tem 76 anos. Nossa casa velha da esquina, eu no colo da minha mãe Irene, o Jorge meu irmão encostado no tambor, a Manoelina filha de criação da minha vó, esta outra moça era nossa pajem, os tambores de gasolina do meu avô que tinha a venda e uma bomba de gasolina na esquina da casa, aqui não tinha posto de combustível, meu avô Jorge Tomaz é que vendia gasolina. Ao fundo da casa da Áurea, que ainda existe até hoje.
Luiz Vilela, morador da cidade
FOTOS 29
Fazenda Floresta
Antiga sede da Fazenda Floresta
.png)
Sede da Fazenda Floresta apresentando algumas alterações.
Parte interior da Fazenda Floresta, mantendo as mesmas características de quando foi construída.
Praça Governador Benedito Valadares
A foto apresenta a praça Governador Benedito Valadares antes de ser revitalizada.
Praça Governador Benedito Valadares com algumas alterações.
Inauguração da Rodoviária, localizada na rua Dom Inocêncio.
Hospital Nossa Senhora do Carmo. Na foto, observamos a fachada principal. Nota-se ainda o calçamento da rua em paralelepípedos.
Foto recente do Hospital Nossa Senhora do Carmo.
FOTOS 30
As imagens abaixo fazem referência à construção da Fernão Dias, no município de Carmo da Cachoeira.
Material garimpado pelas alunas:
Gabrielly Simões Pereira Alves
Bianca de Fátima Gonçalves
Maria Eduarda Ferreira de Oliveira
Ana Luiza Domingues Dias Chaves
Maria Heloísa Gonçalves Leopoldo
FOTOS 31
Material garimpado pelas alunas:
Gabrielly Simões Pereira Alves
Bianca de Fátima Gonçalves
Maria Eduarda Ferreira de Oliveira
Ana Luiza Domingues Dias Chaves
Maria Heloísa Gonçalves Leopoldo
FOTOS 32
Foto do estado “atual” da farmácia do lado esquerdo a Igreja Matriz, pertencente à Astolpho Rezende
(Phamárcia é um termo arcaico atualmente de farmácia).
Arraial dos Rates
Um povoamento, logo depois uma cadeia.
“Prefeitura de Carmo da Cachoeira” no final dos anos 40. (Esquerda)
“Banco Mercantil do Brasil,” atualmente o banco Itaú. (Direita)
Material garimpado pelos alunos do 2º ano EMTI Informática 2024
Raul dos Santos Oliveira
José Miguel Mantovani Roquim
João Pedro Nogueira Souza
Marcos Antonio Leopoldo Dias
FOTOS 33
Entrada de Carmo da Cachoeira em agosto de 1.982.
FOTOS 34
As fotos acima destacam o desfile de 7 de setembro.
Material garimpado pelas alunas do 2º ano EMTI Informática 2024
Ana Clara Cardoso Costa
Ana Gabrieli Alexandre Ferreira da Silva
Raine de Fátima Vilela Souza
Ana Luiza Silva Francisco
Thauane Aparecida de Oliveira
Jonatas de Souza Calixto Guidis
FOTOS 35
Turma de Karatê
Desfile estudantil e de máquinas agrícolas
.png)
Festa típica de São João
Primeira Comunhão – Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.
Fotografia que faz referência à colocação da Cruz no Morro do Cruzeiro
Casamento realizado na igreja matriz
Coroação de Nossa Senhora do Carmo
Material garimpado pelas alunas do 2º ano EMTI Informática 2024
Ana Clara Cardoso Costa
Ana Gabrieli Alexandre Ferreira da Silva
Raine de Fátima Vilela Souza
Ana Luiza Silva Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário